top of page
Buscar

Menos resiliência e mais autoconhecimento.

"Como a eterna aprendiz que sou,

quanto mais mergulho em mim,

mais consciente me torno

de que a realidade em que vivo

é apenas um reflexo

daquilo que aprendi

e escolhi acreditar."

Elisiane Eckert


Assim como eu, você também vive a realidade que acredita em seu âmago, e pode até parecer complexo acreditar que você é a principal autora de sua própria existência, ainda que o seu papel nesse enredo seja de uma simples coadjuvante servil, quase uma escrava dos acontecimento do dia a dia.


Imagine se alguém resolvesse gravar um filme em que a estória fosse contada a partir da percepção de 3 personagens, e ao ir ao cinema você e sua família, cada um assiste a versão da estória da percepção de um personagem diferente. Alguns livros hoje trazem esse tipo de enredo, em que temos os acontecimentos sendo contados por diferentes pontos de vista, e ao gravar um filme seguindo a percepção de três personagens é o mesmo que gravar três filmes.


Agora, volta pra sua realidade trazendo esse conceito, e aplicando ele na sua vida, quero te convidar a fazer um exercício prático.


Antes de continuar, recomendo que você escolha um acontecimento neutro ou que geraram boas emoções.


Escolheu? Ótimo, podemos seguir adiante.


Pega o recorte da sua vida, reprisa isso na sua mente se colocando como observador, e perceba cada um dos envolvidos nessa cena que você selecionou, analisando:

Primeiro, a partir do seu ponto de vista:

Como é a nitidez dessa imagem em sua tela mental?

Ela tem cores nítidas, apagadas ou preto e branco?

Você escuta os sons dessa cena?

Consegue identificar a entonação na fala de cada personagem?

Quais emoções cada personagem sente e como reage ao que é falado e expressado pelos outros personagens?


E em segundo, tente perceber os acontecimentos a partir da percepção das outras pessoas envolvidas nessa memória que você escolheu.


E pra finalizar, volta e observa os acontecimentos que antecederam essa cena que você reprisou, o que aconteceu antes e como você estava se sentindo?


Se você fez o exercício do reprise, você precisa ler esse texto até o final e fazer a próxima atividade prática.


Se ao fazer esse exercício você se conectou emocionalmente, e sentiu novamente o que sentiu quando aquilo aconteceu, o seu cérebro e seu corpo acreditam que você acabou de viver essa situação novamente. Ele não entende que isso foi apenas uma memória, pra ele você acabou de vivenciar isso.


Hormonalmente falando, seu corpo liberou no seu organismo um carga de hormônio correspondente as emoções que você sentiu, replicando em seu corpo as sensações.


Seja essa história um recorte de um acontecimento do passado, ou uma visualização de algo que você imagina que pode acontecer, seu corpo não sabe diferenciar, e. ele vai liberar os hormônios em sua corrente sanguínea de acordo com aquilo que sua mente "vê" e interpreta, e não necessariamente com o que realmente acontece.


Então para desconectar dessa memória e do impacto dela na sua vida, você vai:

  1. Fazer 9 respirações profundas:

    1. Inspirar contando lentamente 1, 2, 3

    2. Expirar contando lentamente 3, 2, 1

  2. Visualize em sua tela mental essa memória que você reprisou, observe que essa cena é envolvida por uma esfera de luz, e aos poucos começa flutuar subindo e se distanciando de você até se tornar um pontinho de luz no céu, deixando em seu coração uma sensação de serenidade e em sua consciência a sabedoria adquirida com essa experiência.

  3. Ao finalizar inspire profundamente, traga consciência ao seu corpo fisico.


Pronto, você acabou de aprender e colocar em pratica, aplicando e observando em si mesmo os efeitos do conhecimento que grandes mestres ancestrais da sabedoria transmitiram.



Por Elisiane Eckert

 
 
 

Comments


bottom of page